quarta-feira, 16 de março de 2022

PARATORMONIO INTACTO [PTH-INTACTO], SORO

Modificação Valores de Referência

Código do exame: 1019
Código mnemônico: PTHI
Atualização vigente a partir do dia 21/03/2022

Caros colaboradores,

Com o objetivo de oferecer sempre o melhor serviço e qualidade aos nossos clientes, um dos elementos de valor que a Synlab oferece é a inovação e renovação tecnológica, para ter a melhor opção de acordo com o estado da arte. Nesse sentido, a principal plataforma de técnicas imunoquímicas mudou recentemente para o sistema Alinity (Abbott).

Dentro do processo de validação, revisamos os intervalos de referência de diferentes magnitudes. Menção especial merece o caso do paratormônio (PTH), parâmetro fundamental nas alterações da homeostase mineral e no estudo das concentrações alteradas de cálcio.

A determinação analítica de PTH é caracterizada por uma grande variabilidade entre as diferentes metodologias comerciais (reagentes). Este fato, especialmente importante entre os métodos de 2ª geração, pode passar despercebido porque os intervalos de referência fornecidos pelos diferentes provedores são praticamente sobreponíveis. No entanto, pode ser uma fonte potencial de erro no diagnóstico, principalmente quando a metodologia de determinação é alterada e/ou em patologias que apresentam altos níveis circulantes de PTH.

Por isso e para oferecer aos nossos clientes a melhor estimativa dos valores de referência para PTH, na Synlab produzimos os intervalos de referência para nossa população e com nossa metodologia.

Para sua produção, foram utilizadas amostras de 500 pessoas presumivelmente saudáveis ​​de check-ups de saúde e com todos os parâmetros analisados ​​dentro dos intervalos de referência.

O cálculo foi realizado seguindo o protocolo recomendado pelo CLSI C28-A3, descartando outliers e com a transformação Box-Cox para obter uma distribuição Gaussiana. 

Os resultados obtidos para os 95% centrais da população são:


ANTERIOR

ATUAL
        
  15 - 68.3 pg/mL
     
     




  Versão do exame: 8
     


        
   Limite inferior:15.1 pg/mL (14.0 -16.3 IC 90%)
   Limite superior:90.9 pg/mL (87.3-94.9 IC 90%)
   Valor mediano da populaçao: 43.1 pg/mL

      
         
     
   Versão do exame: 9
     

   Localize o registo do teste clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário