sexta-feira, 13 de setembro de 2024

PROTEINAS TOTAIS, URINA [24h]

Modificação Valores de Referência

Código do exame: 319

Atualização vigente a partir do dia 23/09/2024

A presença persistente de concentrações elevadas de proteína ou albumina na urina é um sinal de lesão renal e, juntamente com a estimativa da taxa de filtração glomerular, constitui uma base para o diagnóstico da doença renal crônica (DRC). Sua presença identifica um grupo de pacientes com maior risco de progressão da doença renal e maior morbidade cardiovascular. A redução dos níveis de proteinúria é considerada um objetivo terapêutico.

Com o objetivo de melhorar continuamente o serviço e a qualidade dos resultados oferecidos pela SYNLAB e de fornecer recomendações aos médicos clínicos e de laboratório para a detecção e monitoramento da proteinúria como marcador da presença de Doença Renal Crônica (DRC) em adultos e crianças, realizamos uma revisão bibliográfica sobre os valores normais da concentração de proteínas.

Desta revisão, constatamos que, apesar da importância da detecção e monitoramento da proteinúria no diagnóstico e acompanhamento da DRC, não há consenso absoluto entre as diretrizes de prática clínica publicadas por diferentes sociedades científicas, nem nos valores de referência adotados por diferentes laboratórios. Embora possamos encontrar limites de referência superiores para as concentrações de proteína na urina de 24 horas variando de 150, 230, a 300 mg/24h, vamos atualizar os valores de referência para alinhar com a tendência atual recomendada por diretrizes clínicas de sociedades como K/ DOQI, NICE, SIGN, CARI e UK, que estabelecem <150 mg/24h.

Consequentemente, a partir de 23/09/2024, será realizada a próxima atualização no valor de referência da proteinúria em urina de 24h, juntamente com a melhoria das informações fornecidas.

Valor atual: <300 mg/24h                                                            Valor atualizado: <150 mg/24h

Além disso, lembramos que sempre devemos considerar que:

  • Exceto em casos de diagnóstico prévio de doença renal já em acompanhamento, um primeiro achado de proteinúria superior a 500 mg/24h deve ser avaliado por imunofixação para determinar se há uma cadeia de nível de imunoglobulina monoclonal e, se houver, identificá-la como do tipo kappa ou lambda.
  • Em indivíduos saudáveis, podem ser observadas concentrações de proteína na urina de 24h de até 300 mg/24h após a realização de exercício físico intenso.


ANTERIOR

ATUAL
Valores de Referência:        
      
Inferior a 300 mg/24 h
     
     
Versão do exame: 12

     

Valores de Referência:       
         
Inferior a 150 mg/24 h      
     

Versão do exame: 13
     


   Localize o registo do teste clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário