quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

CALPROTECTINA, FEZES

Modificação Método, Unidades, Valores de Referência e Prazo de Entrega

Código do exame: 3213

Atualização vigente a partir do dia 18/01/2019


A partir de 18 de janeiro de 2019 será alterado o método para análise de CALPROTECTINA em amostras de fezes para Imunoensaio quimioluminescente automatizado (CLIA). Embora mantido o valor de referência, 50 µg/g de fezes, pode-se observar variações importantes na quantificação para resultados elevados, já que se obtém valores inferiores aos obtidos pelo método anterior (ELISA).
Comprovado que os dois métodos classificam corretamente os pacientes: Os resultados negativos para os dois ensaios correspondem ao grupo clínico de pacientes assintomáticos, em remissão ou outras doenças, e os resultados positivos correspondem ao grupo de pacientes com doenças inflamatórias intestinais ativa.
Publicados diferentes estudos que comparam os novos métodos disponíveis no mercado. Diversos estudos discutem a possibilidade de incluir uma estratificação nos valores de normalidade, se aplicada as curvas ROC de sensibilidade e especificidade. Para a alteração de método publicada neste comunicado, Cin Chem Lab Med 2017 de M. Oyaert, et al., aplicando uma sensibilidade de 100% e especificidade de 95%, descreve que poderia se estratificar aos pacientes segundo um cut-off de intervalos múltiplos para sua classificação clínica:

Resultados <50 µg/g de fezes: Sem indicativos de inflamação do trato intestinal.
Resultados entre 50-110 µg/g de fezes: transtorno intestinal leve e/o excluir outras patologias, tais como: inflamações causadas por AINES, diverticulite, etc).
Resultados >110 µg/ g de fezes: Resultado positivo de inflamação intestinal com indicação de completar estudo diagnóstico / revisão terapia.




ANTERIOR

ATUAL
        
NEGATIVO: : inferior a 50 mg/Kg fezes
INDETERMINADO: : 50 - 200 mg/Kg fezes
INFLAMAÇÃO CRONICA DO INTESTINO: 200 - 20.000 mg/Kg fezes
      





Método:Enzimaimunoensaio    
Prazo de Entrega: 5 dias
     

        
Resultados inferiores a 50 µg/g de fezes: Sem indicativos de inflamação do trato intestinal.
 
Resultados entre 50-110 µg/g de fezes: transtorno intestinal leve e/o excluir outras patologias, tais como: inflamações causadas por AINES, diverticulite, etc).
 
Resultados superiores a 110 µg/ g de fezes: Resultado positivo de inflamação intestinal com indicação de completar estudo diagnóstico/revisão terapia.
 
      
Método: Quimioluminescência    
Prazo de Entrega: 3 dias         
         
   Localize o registo do teste clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário