quarta-feira, 15 de junho de 2022

Fator Anti-Nuclear [FAN], soro

Modificação Valores de Referência

Atualização vigente a partir do dia 20/06/2022

Caros colegas e colaboradores,


A classificação de um resultado de Fator Anti-Nuclear (FAN) como positivo ou negativo é feita com base no fato de estar acima de um valor discriminante ou ponto de corte. Recomenda-se que este valor discriminante seja calculado e adequado para a população de referência e metodologia de cada laboratório.


Por isso, no Synlab, realizamos um estudo em nossos laboratórios de referência em autoimunidade para definir qual ponto de corte produz - com nossa metodologia e em nossa população - um melhor desempenho diagnóstico na triagem de FAN. Os resultados obtidos mostram claramente um melhor desempenho da diluição 1:160 em relação a 1:80, tanto na avaliação por sistemas de inteligência artificial combinados com microscopia, quanto na observação direta realizada por especialistas. Os dados de especificidade geral estão entre 95-97%. Esses números são consistentes com estudos semelhantes.


Consequentemente, a partir de 20/06/2022 adotaremos a diluição 1:160 no Synlab como valor discriminante para o estudo de triagem de FAN, juntando assim as recomendações também feitas por grupos de especialistas e com base na validação realizada em nossos laboratórios de autoimunidade. Essa alteração também afeta os anticorpos anti centrômeros, pois é o único autoanticorpo extraível do núcleo que também é visualizado por IIF na Hep-2.


As determinações afetadas são as seguintes:


Código do exame: 124 - Fator Anti-Nuclear [FAN], soro


ANTERIOR

ATUAL
        
Negativo : Título Inferior a 1/80
     
     
Versão do exame: 14
     

        
Negativo : Título Inferior a 1/160         
         
     
Versão do exame: 15
     



Código do exame: 775 - ANTICORPOS IgG  ANTI CENTRÔMERO, SORO


ANTERIOR

ATUAL
        
Negativo : Título Inferior a 1/80
     
     
Versão do exame: 5
     

        
Negativo : Título Inferior a 1/160         
         
     
Versão do exame: 6
     


   Localize o registo do teste clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário