quarta-feira, 6 de julho de 2022

NeoBona (NIPT) aneuploidias 21, 18, 13 e sexagem fetal, sangue total

Baixa de testes e  Modificação Formato dos Resultados

Código do exame: 5289 - NeoBona (NIPT) aneuploidias 21, 18, 13 e sexagem fetal, sangue total
Código do exame: 5290 -  NeoBona Advanced (NIPT) aneuploidias 21, 18, 13, sexagem fetal e aneuploidias XY, sangue total

Alternativa:

Código do exame: 8956 - NEOBONA (NIPT) ANEUPOIDIAS CROMOSSOMOS 21,18,13, X, Y + SEXAGEM FETAL, SANGUE TOTAL
Código do exame: 8895 - NEOBONA GENOMEWIDE

Para solicitudes relativos à brochura do paciente, ficha técnica, peticionário e consentimiento informado deven ser dirigidos a customer.service-international@synlab.es

Informamos que houve um cambio  na forma de reportar os resultados do rastreio de aneuploidias nos laudos dos exames pré-natais não invasivos neoBona.

 A partir de 30 de junho, em vez de “presença de” o resultado é indicado como “alto risco de” e “ausência de” é substituído por “baixo risco de”.

 Isso não implica em nenhum outro tipo de alteração, pois a metodologia utilizada e todo o procedimento são executados exatamente da mesma forma que antes e com a mesma qualidade máxima.

 A razão desta alteração deve-se à procura recebida nos últimos meses para a emissão do relatório nestes termos, com o objetivo de seguir as orientações em vigor no Reino Unido (1), e que, após avaliação pela área Médica, tem decidiu assumir, pois também está alinhado com as diretrizes publicadas até o momento (2).

 Da mesma forma, e tendo em conta que a forma de informar até o momento é perfeitamente correta e aceitável de acordo com as diretrizes (conforme refletido pelo bom resultado obtido na avaliação dos resultados dos controles externos enviados pelo GenQA, Genomic Quality Assessment) , considerou-se oportuno unificar o texto de todos os relatórios emitidos e nas diferentes línguas, sendo este o principal motivo da alteração.

Permanecemos à sua disposição para qualquer esclarecimento.


(1):  Deans et al., 2017. Recommended practice for laboratory reporting of non-invasive prenatal testing of trisomies 13, 18 and 21: a consensus opinion. Prenatal Diagnosis 2017, 37, 699–704

(2):  https://www.gov.uk/government/publications/screening-for-downs-syndrome-edwards-syndrome-and-pataus-syndrome-non-invasive-prenatal-testing-nipt/screening-for-downs-syndrome-edwards-syndrome-and-pataus-syndrome-nipt#no-result

Atualização vigente a partir do dia 11/07/2022




Nenhum comentário:

Postar um comentário